Instituto Pensar - Lira manobra em favor do voto impresso, Pacheco sinaliza rejeição no Senado

Lira manobra em favor do voto impresso, Pacheco sinaliza rejeição no Senado

por: Revista_Fórum


Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Por Lucas Rocha

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), parecem não estar em sintonia sobre as mudanças no sistema eleitoral. Enquanto Lira demonstra estar disposto a seguir os bolsonaristas no voto impresso e a implementar o distritão, Pacheco não aprova mudanças na legislação eleitoral.

Leia também: Relatora garante que distritão será aprovado na segunda-feira

"Eu sinto que a vontade da maioria do Congresso Nacional neste momento é a preservação do sistema eletrônico de votação?, disse o presidente do Senado em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (6), destacando a rejeição do tema na comissão especial.

"Uma vez deliberada a PEC do distritão na Câmara dos Deputados e chegando ao Senado, vamos dar a ela todo o trâmite, será submetida à Comissão de Constituição e Justiça, mas vejo sinceramente o Senado optando em sua maioria pelo sistema que seja o sistema mantido de 2017, o sistema proporcional?, comentou Pacheco sobre o distritão.

Lira atende a bolsonaristas

Lira, por outro lado, segue alinhado com esses pautas. O chefe da Câmara defende que o distritão entre na reforma eleitoral e deve colocar a PEC do voto impresso ? da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) ? no plenário da casa mesmo com a rejeição da comissão especial.

"O voto impresso está pautando o Brasil. A Câmara é a casa das leis e, infelizmente, assistimos nos últimos dias um tensionamento, quando a corda puxada com muita força leva os Poderes para muito além dos seus limites. A Câmara sempre se pauta pelo cumprimento do regimento. Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz, vamos levar a questão do voto impresso pelo plenário?, disse em pronunciamento feito nesta tarde.

Bolsonaristas pressionaram o presidente da Câmara a ignorar a deliberação da comissão e levar a proposta pro plenário mesmo com a derrota.

Estava prevista para esta sexta-feira (6), às 18h, sessão da comissão especial para votar relatório contrário à PEC. Raul Henry (MDB-PE) havia sido designado como o autor do novo texto, após a versão do bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR) ser rejeitada.

Com informações do Uol




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: